As razões que te impedem de tomar decisões

Posted on Posted in Uncategorized

untitled-design-1O que escolher para vestir, o que dizer, o que fazer, onde ir, ou simplesmente escolher entre uma cor ou outra – muitos de nós passam um tempo bastante difícil até conseguirem tomar uma decisão. Seja em pequenas coisas ou em grandes coisas.

Acabam por ficar presos na crítica, porque não conseguem decidir. Perdem dias, semanas, meses e anos na indecisão. Criam e voltam a recriar a afirmação “não sou suficientemente bom”, não se sentem merecedores e vão enfraquecendo o seu poder interior.

5 razões que te fazem ficar preso na indecisão:

Adiar sucessivamente por medo de estar errado ou cometer erros
“Talvez amanhã seja melhor”,Este ainda não é o momento certo” ,“Quando conseguir… então irei avançar”. Não realiza por medo. Medo de dar voz a quem é. Medo de descobrir ser bem melhor do que aquilo que imagina. Fica preso na indecisão, para que seja outro a decidir e assim descartar toda a responsabilidade se não der certo.
Quantos de nós sabíamos que estávamos numa relação tóxica, que não iria resultar, e mesmo assim se deixou ficar?

Este é o momento de assumir o controlo pela tua vida!

Procurar a resposta fora
Todos nós procuramos amor, e essa procura de amor fora de nós, faz com que estejamos sedentos de aprovação do outro. Andamos à deriva sem saber que porta abrir. Não sabemos se o pai, mãe, companheiro, chefe, amigos irão aprovar. Então é fácil cair na armadilha de perguntar uma e outra vez ao outro untitled-design Devo fazer isto?” em vez de “ Vou começar a fazer isto, podes ajudar-me a realizar?”

Amar e aprovar quem és – promove o caminho mais simples para descobrir as respostas, e tomar as decisões que te parecem mais certas no momento.


Parar de procurar o amor fora
para que o encontrares dentro de ti.

É mais confortável ficar com o que conhece, mesmo que signifique permanecer no sofrimento
Viver uma vida medíocre é fácil, não necessita de coragem. Não precisa de se cansar, fazer nada diferente, permanece com os mesmos resultados medíocres e com uma vida sem sentido ou significado. É mais confortável.
Viver uma vida brilhante requer correr riscos, sair da zona de conforto, investir em algo diferente. Não existe nada mais corajoso do que a capacidade do ser humano de se reinventar e construir novas formas de estar e viver.

A única coisa que necessitas é de estar disposto a fazer pequenas mudanças para sair da inércia. As grandes mudanças começam sempre com pequenos passos.

Não permitir dar voz ao que realmente deseja
A verdade é que temos um medo incrível de dar voz à nossa verdade. Estamos treinados para resistir aos nossos impulsos e desejos mais profundos. Uma grande vontade e desejo de realizar pode ser aterrador. Depois de muito tempo a ter resultados pobres, de repente dar voz e cor aos desejos parece algo difícil. É a desculpa usada para mais uma vez adiar e não escutar os desejos mais profundos. Infelizmente, quando deixas de dar voz aos teus interesses estás a reprimir quem és. Não acreditas no teu próprio poder, e no poder da tua realização. Ficas muito além dos teus sonhos a navegar no mundo do desejo.

Passar da mente para a acção. Afirmar o que desejas e realizar, sem esperar a perfeição para avançar.

Manter-se sozinho
Todos estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros. Lá fora existe alguém que deseja algo tanto como tu. Descobre a tua comunidade em que juntos crescem e evoluem. Permanecer sozinho e isolado pode significar permanecer em velhas portas, preso em velhos padrões.
Compromete-te com os teus desejos e encontra outras pessoas que te inspirem e sirvam de oxigénio para a acção. Estamos sempre a crescer e a abrir novas portas. Todos nós – juntos, somos o combustível, para que cada um seja aquilo que veio para ser.

Encontra a tua comunidade e respira do seu oxigénio.  

Da próxima vez que te encontres preso na indecisão, pára por um segundo e afirme com entusiasmo “SIM, eu tomo as melhores decisões”. Repete as vezes que forem necessárias cada vez com mais entusiasmo. É uma forma extraordinária de mudar o teu modo e trazer mais clareza, confiança e alegria.
Adoraria saber em que áreas sentes maior indecisão? ou O que é que te ajuda a ultrapassar as tuas resistências e tomar decisões poderosas, o que fazes para lá chegar?

Ana Rita Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *