Como promover a coragem para avançares

Posted on Posted in Uncategorized

Existem aqueles dias em que nos sentimos pouco motivadas, inspiradas e em que a única coisa que apetece fazer é: Nada!
Muitas de nós transformam estes dias em semanas, meses e quando dão conta passaram anos. Entram num loop, repetindo vezes sem conta comportamentos e atitudes auto destrutivas.

Pensam muitas vezes, “como gostaria de viver de forma diferente”, mas em poucos segundos são munidas por um conjunto de motivos que fazem STOP à coragem e impedem de avançar:
– “ Ninguém me apoia”
– “Não valeria a pena o esforço”
– “Não tenho recursos suficientes”
– “Se os meus colegas, família, amigos fossem diferentes seria mais fácil”
– “Não tenho tempo”
E a lista é interminável.

Soa-te familiar?
Para mim durante muitos anos, vivi com esta lista interminável. Nenhuma solução era ideal para mim. A minha situação era diferente e gostava bastante de afirmar “vocês não compreendem”. Foi um caminho desafiante até chegar à conclusão de que eu é que não compreendia.
Naquela época não compreendia que os outros não podiam tomar as ações por mim. Apenas me poderiam apoiar. Não compreendia que era responsável pelas minhas escolhas, e que as circunstâncias externas apenas tomavam a proporção que eu lhes atribuía.
Quantas vezes, ao deparar-me com algo importante para mim, afirmava“amanhã faço”. Deixando-me enredar por um conjunto de tarefas secundárias e triviais, como por exemplo comprometer-me a ver apenas um episódio da série favorita e acabava por desperdiçar toda uma tarde a ver vários episódios. E claro, logo depois saía um famoso motivo para a minha insatisfação “Não tenho tempo para nada!”
Como se o tempo fosse algo que possuíssemos. O tempo é-nos dado, aquilo que fazemos com ele é da nossa inteira responsabilidade!

Portanto, sim! Para mim aqueles dias em que não apetecia fazer nada, onde a falta de inspiração e motivação era pouco ou nenhuma, eram uma constante na minha vida. E continuaria a ser, caso não tivesse tido a CORAGEM de ser diferente e fazer diferente.

Não são os grandes passos que definem as nossas vidas, mas sim os pequenos passos que nos fazem ser diferentes.

Se os dias em que não apetece fazer nada são uma constante na tua vida, vou revelar-te #3 elementos práticos e poderosos que usados em conjunto promovem a CORAGEM para te fazer avançar:

Atenção

Não é possível avançar e mudar sem saber o que mudar. Por isso é fundamental a auto observação – primeira fase no processo de coaching Novamente Completa.
De forma a compreender e abandonar ideias, crenças e convicções que já não são válidas e fortalecer o entendimento, compreensão e consciência em relação à pessoa que somos.
Todo o crescimento depende desta atenção consciente. Sobretudo quando enfrentamos desafios, angústias, medos e ansiedades.

Aceitação

Antes de avançar de forma consciente é necessário aceitar. Demonstrando compaixão e adotando uma postura amorosa com as falhas, erros, medos e vulnerabilidades nossas e dos que nos rodeiam.
Aceitar pressupõe trabalhar com as críticas e julgamentos que lançamos a nós mesmas, e com as emoções que são ativadas sempre que nos auto menosprezamos.
Lembra-te, aceitar não significa concordar. Significa reconhecer a presença de algo menos positivo e trabalhar a partir de um lugar de compaixão para connosco.

Agir

No momento em que nos “apanhamos” a ter comportamentos e atitudes habituais que causam dor a longo prazo, é essencial fazer uma pausa e refletir sobre esses mesmos comportamentos e atitudes. Com ponderação e serenidade adotar uma atitude de genuína curiosidade. Auto questionar sobre o(s) motivo(s) dos comportamentos automáticos.
Provavelmente dar-te-ás conta que esses comportamentos nada se relacionam com o exterior, mas sim com crenças, preocupações e mágoas que residem no teu interior e que necessitam ser trabalhadas.
Chegado a este ponto adota um novo comportamento consciente. Age, tendo como intenção libertar o comportamento antigo e avançar de forma respeitosa e compassiva para contigo mesma.

Cada um de nós é responsável por si. Enquanto vivermos focadas nos aspetos exteriores, fechando espaço para pequenas mudanças interiores, viveremos confinadas às prisões que impomos a nós mesmas. Cultivando ansiedades, medos, insatisfação e até stress.
Estes são #3 elementos simples e muito práticos. Usados em conjunto numa base regular dão a oportunidade de sair do piloto automático, munindo-nos de CORAGEM e abrindo espaço à esfera de oportunidades.
Com estes #3 elementos em prática ganha-se esperança renovada e mais felicidade.

Ana Rita
High balance coach 
Especialista em equilíbrio e transformação, criadora do programa transformacional novamente completa, para aqueles que desejam libertar as dúvidas, a estagnação e descobrir aquele “algo” que falta na sua vida. Autora do eBook “5 PASSOS PARA SUPERAR O VAZIO INTERIOR” – clicar aqui para descarregar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *