As palavras que usamos têm um enorme impacto na forma como vivemos e na forma como nos sentimos. Existem duas palavras que usadas juntas têm um enorme impacto sobre ti e sobre a tua vida. São elas: Eu e Sou.
Sim, são duas simples palavras. E à primeira vista podes não ter consciência do seu impacto. No entanto, quando dizes ou pensas “Eu sou” estás a definir-te. Usar Eu sou pode enaltecer a pessoa que és ou pode limitar.
Por isso é tão importante estarmos atentos às palavras que usamos. Sobretudo estas duas palavras.Quando usas Eu sou, estás a criar a tua realidade e, muitas vezes, a definir a forma como te sentes. Quando usas Eu sou para definir algo limitativo sobre ti acabas por tomar ações congruentes com essa identidade limitadora.
Quando usar Eu Sou
Ao pensar nos vários papéis que representas na vida, como mulher, filha, irmã, companheira, amiga, identificas-te como tal e usas afirmações como: “Eu sou amiga”, “Eu sou filha”, “Eu sou irmã”, “Eu sou mulher”. Não dizes “Eu estou a fazer de filha” ou “Eu estou a fazer de mulher”. Quando afirmas Eu sou estás a identificar-te com essa parte de ti que é filha, mulher, amiga, irmã, companheira.
Até aqui é fácil compreender o uso destas palavras, pois estamos a referir os vários papéis que desempenhas. No entanto, quando o motivo é afirmar o merecimento a resistência ao usar Eu Sou pode ser maior.
No início da minha carreira como coach, quando me perguntavam o que fazia, a minha resposta automática era: ajudo pessoas a superarem os seus limites, através de sessões de coaching. Parece que tem pouca importância, mas a verdade é que não me definia de acordo com a profissão que exercia. Por consequência não me sentia como tal, e não vivia como tal.
Usar Eu Sou pode ser desafiador, sobretudo quando é algo que está a ser construído. Uma vez que ao afirmar Eu sou (seguido das características que desejas), estás a comprometer-te com essa identidade e a assumir a responsabilidade dessaS características na tua vida. Desafio-te a pegar no teu medo e a praticares o uso das palavras Eu sou.
Usar Eu sou é mais poderoso do que aquilo que possas imaginar. Não só porque te irás apresentar de acordo com essa identidade, mas também porque estás a reafirmar essa identidade internamente.
Quando evitar Eu Sou
Na maioria das vezes usamos Eu Sou para caracterizar determinados comportamentos ou ações menos positivas.
Por exemplo, quando te olhas ao espelho e vês uns quilos a mais e dizes Eu sou gorda. Quando na realidade o que o espelho está a reflectir é que precisas de perder uns quilos. A parte da identificação veio de uma percepção pouco real, e do uso do Eu sou. Ou quando dizes Eu sou preguiçosa, quando na realidade o que acontece é que em determinados momentos demoras mais tempo a iniciar algo.
Estes são exemplos de como o uso do Eu sou pode ser limitador. Tu tens escolha nas palavras que usas. Por isso, usa Eu sou apenas para as características com as quais te queres identificar e desenvolver ainda mais em ti.
Quando dizes Eu sou corajosa. Eu sou confiante. Eu sou segura. Enalteces a pessoa que és. No entanto, se é usual recorreres a afirmações como Eu sou insegura. Eu sou fraca. Eu sou incapaz, estás a limitar a pessoa que és. O que na realidade queres afirmar é que existem momentos em que estás insegura, fraca ou incapaz; no entanto estas características não são quem tu és.
Eu sou tem um grande impacto na tua vida, por isso usa para enaltecer a pessoa que és.
Lembra-te de que a forma como te identificas é a forma como te apresentas. Quem és está nas tuas mãos. Não podes controlar tudo na vida, mas tens escolha sobre as palavras que pensas e verbalizas.
Agora que conheces o impacto que as palavras Eu sou têm na tua vida. E sabes quando as usar (e quando não usar), termina a frase EU SOU… de forma a enaltecer a pessoa que és, e partilha connosco nos comentários!
Até Breve!
Ana Rita
High balance coach
Especialista em equilíbrio e transformação, ajuda pessoas em crise com elas mesmas a encontrarem aquele “algo”, através dos seus programas de coaching. Autora do eBook “5 PASSOS PARA SUPERAR O VAZIO INTERIOR” – clicar aqui para descarregar
2 thoughts on “Duas palavras com o poder de mudar a forma como vives”
Sãos as mudanças simples, que fazem as grandes diferenças na nossa vida! Grata por te conhecer! Grata pela tuas palavras! Luz para a tua vida
É verdade as mudanças estão nas pequenas coisas do dia-a-dia! Beijinhos grandes