Durante os últimos anos tenho-me dedicado a descobrir o que é essencial para viver ao melhor do nosso potencial em equilíbrio e alinhado com quem somos.
Tenho-me debruçado sobre o estudo dos medo, bloqueios que impedem de mudar, o significado da vida, a mudança de padrões, o funcionamento do cérebro, as emoções e tudo o que ajude a potenciar o principal desejo de sermos quem realmente somos. Sem mentiras, sem máscaras e sem fingimento.
Muitos são os temas, as diferentes perspectivas e formas de ver e percepcionar o mundo. Não existe uma abordagem certa ou errada. Existe o momento. O momento que cada um escolhe para cultivar uma vida com significado.
Ainda esta semana, uma cliente minha dizia-me, que procurava a “pílula milagrosa” para viver de forma mais completa e equilibrada na vida pessoal e profissional. Acabou por me confidenciar que agora percebe, que não existe tal coisa e que a resposta está dentro dela. Sempre esteve!
O mais importante de viver uma vida com significado é olhar para dentro, pois aí estão as respostas que necessitas. As tuas respostas! Não aquelas que te são impostas por outros.
Outra cliente confidenciava-me que só agora, após anos no desenvolvimento pessoal, é que compreendia as suas motivações e consequentemente os seus comportamentos.
O que quero evidenciar com estes dois testemunhos é a importância de verdadeiramente ficar atenta e olhar para dentro – observar-se. Fazer as perguntas e encontrar as respostas.
Muitos percorrem a vida procurando que alguém ou algo lhes tire da escuridão da dúvida, que lhes traga a resposta sobre o rumo que devem tomar. Sem nunca se darem ao trabalho de encontrar essas resposta dentro de si.
Não é trabalho do outro fazer com que viva em equilíbrio. É de cada um a responsabilidade de assumir o controlo pela sua vida e estar ao comando.
Viver uma vida com significado não é apenas “pegar” num conjunto de objetivos estereotipados, e aplicá-los na vida. Não vai funcionar!
Não é estabelecer um conjunto de metas desalinhadas com quem é, e fazer a todo o custo com que funcione.
Cultivar uma vida com significado, é escolher examinar a vida e certificar-se que vive de acordo com os seus desejos e não de acordo com os desejos de outros.
Nunca é tarde para realizar este trabalho. Também não existe um momento certo. O momento certo é quando escolhes e te permites fazê-lo.
Não fiques à mercê da sorte. A sorte é apenas o resultado do primeiro passo que é dado em direção à escolha de sair da estagnação e da dúvida, para viver o equilíbrio pessoal e profissional.
Não importa durante quanto tempo te tens permitido deixar levar pela corrente, andando à deriva, sem rumo, sem certeza, cultivando a dúvida e vivendo a estagnação. A consciência de que a tua vida necessita de encontrar o equilíbrio certo para ti é a evidência mais que suficiente que a tua vida necessita de uma transformação.
Cultiva uma vida com significado!
Ana Rita
High balance coach
Criadora do programa transformacional Novamente Completa para mulheres que desejam viver o equilíbrio certo para si.