“Sinto-me a bloquear” – 3 passos para ires mais além

Posted on Posted in Uncategorized

girl-843076_1920Existem aqueles momentos de tudo e nada. Nada corre bem e tudo corre mal. Quando nada corre bem e tudo corre mal, o que na realidade está a acontecer é um bloqueio. Algo que não deixa seguir e avançar. Este bloqueio, a longo prazo, acaba por causar tensão e levar ao stress. Limitando (e muito!) a visão; – a visão das possibilidades e oportunidades que existem em redor.

Um bloqueio pode assumir várias formas, e pode dizer respeito a uma ou mais áreas da vida. Quando ele se manifesta podem acontecer vários cenários. Um deles é o típico parar, não fazer nada e deixar andar. Outro é fazer várias tarefas ao mesmo tempo, numa tentativa de não sentir ou anestesiar o bloqueio que se está a sentir. Outro ainda é perder-se em pormenores, coisas mínimas sem importância. Todos estes cenários apresentam-se numa tentativa de não entrar em contacto com este bloqueio. Ainda que se apresentem de formas diferentes o intuito é o mesmo. Anestesiar e não entrar em contacto.

Compreender o bloqueio, ou os bloqueios é o que permite despertar o poder autêntico presente em ti. Ainda que este conceito, seja estranho – todos nós possuímos um poder ilimitado que necessita de ser resgatado e vivido.
Acredito que se estás a ler este artigo, desejas manifestar a mulher poderosa que és, ou homem poderoso que és. No entanto, se esse Poder não se está a manifestar, existe em ti algo que o limita. Pode ser uma crença como “uma vida autêntica e maravilhosa, é apenas para alguns escolhidos. Não para mim, não sou assim tão forte”. Se esta é a tua convicção, além de estar a limitar a tua visão, estás a limitar-te de experienciar mais da Vida.

Durante anos via-me como uma pessoa fraca que procurava o seu merecimento através das circunstâncias externas. Reconhecer os meus bloqueios e reconhecer que a percepção que tinha de mim, em nada era verdadeira, foi o meu primeiro passo para a transformação. Não existem atalhos no caminho do equilíbrio e autenticidade. Aprendi que para viver uma vida equilibrada e autêntica teria de passar pelos meus testes, de forma a libertar os bloqueios que me impediam de ser Eu mesma. Passei a olhar mais para mim e para o meu valor, a reconhecer as minhas várias facetas, e a conquistar o meu respeito.
Não ser menos daquilo que posso ser, fazer e ter; passou a ser o meu compromisso para vida. O que significa um constante olhar para dentro, para reconhecer os limites auto impostos e os transcender através da força do poder ilimitado. Sem atalhos ou corta-matos. E claro, este processo só tem significado quando existe ação.

“Se podes imaginar, podes realizar” Walt Disney

Fazendo um caminho consciente em direção ao crescimento, dá-se lugar a uma nova serenidade. Uma fonte infinita de paz e propósito conduzem a vida. Os bloqueios derretem, a insegurança diminui e a dúvida transforma-se em auto confiança.
Tu tens esta capacidade de viver além dos teus bloqueios. Se sentes que estás preso em alguma área da tua vida, acredito que os passos seguinte, te ajudarão a restabelecer o teu poder e equilíbrio interior e, consequentemente, exterior.

Passo 1: Sê honesto com o teu bloqueio. É um ato corajoso admitir que se está com um bloqueio. Quando de forma honesta tomas consciência do bloqueio, libertas a tensão a que te mantinhas preso. Partilha o teu bloqueio, – podes escrever sobre ele no teu diário, ou partilhar com amigos, família ou com um profissional ou grupo de apoio. Ser honesto ao bloqueio é essencial para o libertar.

Passo 2: Respira para as tuas emoções. Torna-te consciente do local onde sentes tensão no teu corpo. Podes sentir na tua garganta, ombros ou estomago ou em outra parte. Reserva um momento de silêncio e nota onde sentes maior desconforto no corpo. Em que parte sentes mais tensão ou aperto? Respira profundamente para esse espaço. Permanece com a inspiração e expiração consciente até sentires que a tensão se libertou. A respiração consciente é uma forma maravilhosa de libertar a tensão.

Passo 3: Sê gentil contigo. A gentileza tem o poder de transformar o mundo. Quanto mais se pratica a gentileza, menor o caos no mundo interior. Sê mais gentil contigo, liberta a auto crítica e o julgamento.

Honra os teus sentimentos, respira para a tensão acumulada, e exercita o músculo da gentileza. O teu bloqueio derrete no momento em que te tornas mais presente. Vives o teu ser, que te orienta no fazer para que possas ter aquilo que mais desejas. Sem atalhos ou corta-matos.

Ana Rita Costa
Coaching transformacional
Facilitadora e coach Heal Your Life® (Método Louise Hay)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *